Qual a diferença entre extrassístole e escape ventriculares?

qual-a-diferenca-entre-extrassistole-e-escape-ventriculares

Batimentos ventriculares considerados ectópicos, isto é, originados em uma região do miocárdio diferente do ritmo predominante, podem ser classificados como extrassístoles ou escapes. Em ambos os casos, apresentam morfologias distintas de QRS, na maioria das vezes com duração aumentada. O que de fato diferencia um do outro é o momento em que acontecem. Vamos entender?

  • Extrassístoles são batimentos considerados precoces, ou seja, ocorrem antes do próximo batimento esperado para o ritmo.

extrassistole-e-escape-ventriculares-figura1

Figura 1: Ritmo sinusal, com extrassístoles ventriculares. Perceba o encurtamento do intervalo RR, indicando a precocidade.

 

  • Escapes: são batimentos considerados tardios ou de suplência. São precedidos por uma pausa, geralmente relacionada a um atraso transitório da automaticidade das fibras miocárdicas responsáveis pela determinação do ritmo cardíaco.

extrassistole-e-escape-ventriculares-figura2Figura 2: Ritmo sinusal, com escape ventricular. Percebam a pausa (aumento do intervalo RR), indicando tratar-se de um batimento de suplência (tardio). Nesse exemplo, é possível perceber que o ritmo de escape ventricular assumiu o comando do coração: perceba o traçado em DII longo.

As extrassístoles e os escapes ventriculares podem ser classificados de diversas maneiras. Acompanhe as próximas aulas para ficar por dentro de mais esse assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MUDE A FORMA DE DIAGNOSTICAR COM O ECGNOW.