Eletrocardiograma: Por que este exame é tão importante?

eletrocardiograma-por-que-este-exame-e-tao-importante

A todos que tem acompanhado nossos tópicos semanais, é um prazer tê-los conosco novamente. Durante esse breve período, já falamos sobre diversas alterações eletrocardiográficas que podemos encontrar na nossa prática diária. E tem muito mais novidades vindo por ai. Não percam!

Hoje, em vez de falar sobre as alterações eletrocardiográficas, decidimos falar do próprio eletrocardiograma (ECG). Por que este exame é tão importante? Em quais situações pode ser utilizado? Somente o cardiologista deve ser capaz de analisá-lo?

O eletrocardiógrafo é aparelho comumente encontrado em unidades de saúde de todo o país, incluindo prontos-socorros, unidades de terapia intensiva, clínicas, unidades de pronto atendimento (UPAS), unidades básicas de saúde (UBS) e ambulatórios. Por ser um exame de baixo custo, acessível, de fácil e rápida execução (pode ser feito por qualquer profissional de saúde devidamente treinado), isento de riscos e que ainda fornece informações valiosas para o médico, é extremamente importante como ferramenta diagnóstica, orientando a conduta adequada para o paciente, muitas vezes e casos de risco de morte.

Dentre inúmeras características que podem ser avaliadas neste exame, é possível detectar a presença de arritmias, sinais de sobrecarga de câmaras que podem estar relacionados a alterações estruturais, patologias coronarianas (infarto agudo ou antigo), alterações nas vias de intrínsecas de condução elétrica, canalopatias, entre outros.  O exame pode ser realizado tanto de forma rotineira – avaliação pré-operatória, para início de atividade física, periódico de trabalho -, como também para situações de emergência – avaliação de dor torácica, palpitações, pós-operatório cardíaco, entre outras.

Todo médico deve ser capaz de avaliar um eletrocardiograma, principalmente os relacionados às situações mais corriqueiras no ambiente de urgência e emergência. No entanto, o enorme número de áreas de atuação e a tendência cada vez maior de subespecialização médica abrem espaço para a participação de cardiologistas para o auxílio diagnóstico eletrocardiográfico, o que pode trazer mais segurança para as condutas clínicas dos profissionais de diversas especialidades que atuam no atendimento. Esse é o propósito do aplicativo desenvolvido pela ECGNOW.

É isso ai, pessoal. De forma rápida e fácil, esperamos ter conseguido apresentar o grande valor deste exame de tecnologia relativamente simples: o eletrocardiograma.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MUDE A FORMA DE DIAGNOSTICAR COM O ECGNOW.