Olá a todos! Estamos de volta para mais uma aula da semana. Esperamos que estejam aprendendo cada vez mais sobre o universo da eletrocardiologia. A cada semana, trazemos tópicos de utilidade prática, buscando a objetividade e clareza sobre os diversos temas. E nessa semana não será diferente: o assunto de hoje será distúrbios da condução intraventricular (DCIV). Então vamos lá!
O DCIV é um termo comum utilizado para situações em que o estímulo elétrico sofre um retardo na condução pelo miocárdio ventricular. Esse retardo da ativação ventricular pode ocorrer de diversas formas: por exemplo, nos casos de bloqueio de ramo (direito ou esquerdo), uma porção do conjunto de fibras especializadas do sistema His-purkinje não é capaz de distribuir o impulso elétrico de maneira apropriada. Dessa forma, o estímulo percorre o miocárdio célula a célula, o que gera um “retardo”, manifesto no eletrocardiograma por meio do alargamento do QRS. Já nos casos de infarto do miocárdio, é a área de necrose que pode gerar essa atraso na condução.
Existem várias causas que podem levar aos DCIV e é de suma importância saber identificá-los.
Causas de alargamento do QRS |
Bloqueio de ramo: direito ou esquerdo |
Distúrbios da condução interventricular e intraventricular |
Distúrbios da condução intrainfarto |
Síndromes de Pré-excitação ventricular |
Ritmo Idioventricular ou Taquicardia ventricular |
Estimulação cardíaca artificial |
Aberrância de condução |
Extrassístoles ventriculares |
Parece muita coisa, certo? Mas não se assustem: não temos a intenção de detalhar todos eles agora. No decorrer de nossas aulas, falaremos sobre cada uma dessas causas. Devagar você vai aprender em que situações elas ocorrem e entender quais os mecanismos envolvidos em cada uma delas.
Ok, Pessoal. Esperamos que tenham gostado. Até a próxima!
Respostas de 6
Existe risco grande em caso de cirurgias, caso precise anestesia geral?
Prezada Maria ,
As orientações sobre avaliação de cirúrgico de pacientes precisam ser contextualizadas com dados clínicos e antecedentes obtidos em consulta médica.
Por esse motivo sugiro que avalie sua situação com um médico cardiologista em consulta.
Agradecemos a sua participação.
No meu exame deu : Distúrbio de condução intraventricular
Como sei se é do esquerdo ou direito,?
Boa tarde, Juliana!
Temos em nosso repertório de conteúdo mais dois artigos que explicam sobre o lado esquerdo e direito especificamente, talvez esses posts consigam tirar suas dúvidas! Segue link:
https://www.ecgnow.com.br/blog/bloqueio-de-ramo-direito-do-conceito-ao-diagnostico/ e https://www.ecgnow.com.br/blog/bloqueio-de-ramo-esquerdo-voce-sabe-como-identificar/
Agradecemos a sua participação.
Boa tarde
Ritmo sinusal
Distúrbio de condução intraventicular na parede interior
Isso é grave?
Prezada Maria,
Para definições de gravidade é necessário contextualizar os dados clínicos e antecedentes obtidos nos resultados de consulta médica.
Por esse motivo sugerimos que avalie a situação com um médico cardiologista em consulta.
Agradecemos a sua participação.