Distúrbios da condução intraventricular (DCIV)

DCIV_figura01

Olá a todos! Estamos de volta para mais uma aula da semana. Esperamos que estejam aprendendo cada vez mais sobre o universo da eletrocardiologia.  A cada semana, trazemos tópicos de utilidade prática, buscando a objetividade e clareza sobre os diversos temas. E nessa semana não será diferente: o assunto de hoje será distúrbios da condução intraventricular (DCIV). Então vamos lá!

O DCIV é um termo comum utilizado para situações em que o estímulo elétrico sofre um retardo na condução pelo miocárdio ventricular. Esse retardo da ativação ventricular pode ocorrer de diversas formas: por exemplo, nos casos de bloqueio de ramo (direito ou esquerdo), uma porção do conjunto de fibras especializadas do sistema His-purkinje não é capaz de distribuir o impulso elétrico de maneira apropriada. Dessa forma, o estímulo percorre o miocárdio célula a célula, o que gera um “retardo”, manifesto no eletrocardiograma por meio do alargamento do QRS. Já nos casos de infarto do miocárdio, é a área de necrose que pode gerar essa atraso na condução.

dciv_figura01

Existem várias causas que podem levar aos DCIV e  é de suma importância saber identificá-los.

Causas de alargamento do QRS
Bloqueio de ramo: direito ou esquerdo
Distúrbios da condução interventricular e intraventricular
Distúrbios da condução intrainfarto
Síndromes de Pré-excitação ventricular
Ritmo Idioventricular ou Taquicardia ventricular
Estimulação cardíaca artificial
Aberrância de condução
Extrassístoles ventriculares

Parece muita coisa, certo? Mas não se assustem: não temos a intenção de detalhar todos eles agora. No decorrer de nossas aulas, falaremos sobre cada uma dessas causas.  Devagar você vai aprender em que situações elas ocorrem e entender quais os mecanismos envolvidos em cada uma delas.

Ok, Pessoal. Esperamos que tenham gostado. Até a próxima!

Respostas de 6

    1. Prezada Maria ,
      As orientações sobre avaliação de cirúrgico de pacientes precisam ser contextualizadas com dados clínicos e antecedentes obtidos em consulta médica.
      Por esse motivo sugiro que avalie sua situação com um médico cardiologista em consulta.
      Agradecemos a sua participação.

    1. Prezada Maria,
      Para definições de gravidade é necessário contextualizar os dados clínicos e antecedentes obtidos nos resultados de consulta médica.
      Por esse motivo sugerimos que avalie a situação com um médico cardiologista em consulta.
      Agradecemos a sua participação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MUDE A FORMA DE DIAGNOSTICAR COM O ECGNOW.