Qual o fenômeno que melhor explica a mudança do intervalo PR no traçado do Holter?
Holter digital de 3 canais
Resposta: Condução oculta. Letra D.
O intervalo PR no ECG reflete o tempo de condução do impulso sinusal pelo Nó AV (NAV) e sistema His-purkinge (SHP). Durante uma análise de Holter de 24horas, basicamente 3 situações podem estar associadas ao prolongamento do intervalo PR:
- Primeira: A mais comumente observada é o bloqueio AV de primeiro grau transitório. Nestes casos o aumento do intervalo PR é precedido de elevações da FC, seja de origem sinusal ou provocadas por taquiarritmias atriais. A normalização do PR ocorre após a diminuição da FC ou a interrupção da arritmia .
- Segunda: A presença de uma dupla via de condução nodal pode ocasionar um aumento súbito do intervalo PR, com acréscimo maior ou igual a 50ms, em relação ao intervalo PR precedente. Ao contrário da primeira situação, variações da FC antes do evento não são observadas. No entanto, a presença de uma ectopia atrial antecedendo o prolongamento do PR é frequentemente visto nestes casos.
- Terceira: A última condição é denominada CONDUÇÃO OCULTA. Ocorre geralmente após a interpolação de uma ectopia ventricular que ao ser conduzida retrogradamente pelo SHP (*), altera total ou parcialmente a refratariedade do NAV/SHP fazendo com que o próximo batimento sinusal seja bloqueado (onda P sem QRS) ou conduzido com retardo ( aumento do intervalo PR) respectivamente (setas). Como podemos observar, esta é a melhor alternativa que explica o fenômeno ilustrado no traçado deste Holter.
Se você gostou, compartilhe e fique atento as próximas dicas de Holter aqui no ECGNOW.
Até breve,
Dr. Acácio F. Cardoso
Cardiologista e Eletrofisiologista
Médico assistente do serviço de eletrocardiologia do HCFMUSP