Desafio ECG #43

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

image1

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

[socialpoll id=”2498522″ type=”poll”]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_accordion collapsible=”yes” disable_keyboard=”” active_tab=”false”][vc_accordion_tab title=”Clique aqui para saber a resposta correta”][vc_column_text css=”.vc_custom_1524587509116{margin-top: 20px !important;}”]Resposta correta:
Letra A.

Comentários:
O que mais chama a atenção neste ECG é a disposição dos QRS no plano horizontal (precordial). Temos ondas R amplas em precordiais direitas (V1 a V3) e diminuição da onda R de V4 a V6, com relação R/S regredindo e não aumentando.

Se técnicamente este ECG estivesse correto, claramente haveria um desvio acentuado do eixo cardíaco no plano horizontal para frente: o vetor está se deslocando no sentido das derivações V1 a V3 e fugindo da parede lateral – ondas S mais proeminentes em V6.
Mas este ECG foi feito com a inversão total dos eletrodos precordiais. E como eu sei disso?
Aqui vai uma dica importante:

Sempre que surgir um ECG com essa morfologia de QRS no plano horizontal, é necessário avaliar também outros aspectos como a onda P, a onda T e também os complexos QRS do plano frontal.

Neste ECG, fica fácil perceber que a repolarização de V1 não era a esperada para esta derivação e que, observando V6, encontramos justamente a morfologia que deveria ser a de V1. Uma vez visto isso, também fica mais fácil começar a imaginar que o formato das ondas está “espelhado”

E se isso acontecer, a primeira providência é checar como o ECG foi feito. Se não for possível checar a posição dos eletrodos, a indicação é repetir o exame acompanhando a execução.

Neste caso, solicitamos a repetição do exame e, conforme esperávamos, o segundo ECG documentou a progressão R/S normal no plano precordial:

image2

Para saber mais sobre aspectos técnicos durante a execução do eletrocardiograma, acesse a aula Como analisar um eletrocardiograma? – Parte 1.

Fiquem ligados nos próximos desafios e convidem seus amigos para participarem. Até a próxima, pessoal.[/vc_column_text][/vc_accordion_tab][/vc_accordion][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MUDE A FORMA DE DIAGNOSTICAR COM O ECGNOW.