Apesar de não se tratar de um tecido de condução especializado como é o dos ventrículos (sistema His-Purkinje), é possível distinguir nos átrios alguns feixes capazes de oferecer uma via dedicada, por meio da qual o impulso é capaz de seguir do átrio direito para o átrio esquerdo e do nó sinusal para o nó átrioventricular.
Figura 1: Vias de condução atriais. A – Feixe internodal anterior. M – Feixe internodal médio. P – Feixe internodal posterior. O Feixe de Bachaman é o responsável pela ligação interatrial.
O sistema de condução atrial é formado por células musculares especializadas, não distinguíveis a olho nu – semelhante ao sistema His-Purkinje. Sua principal função é faciltar a transmissão do impulso elétrico de origem sinusal por todo o sincício atrial, de maneira organizada e eficiente.
Alguns distúrbios de condução intra-atriais podem afetar a transmissão desse impulso e sua representação eletrocardiográfica deve ser pesquisada observando morfologia, polaridade e duração da onda P.