Você sabia que a vestimenta utilizada durante o Teste Ergométrico pode alterar o resultado do exame?
O preparo do teste ergométrico adequado prevê a orientação do tipo de roupa que o paciente deve usar para realizar o exame, e quando se trata do sexo feminino, alguns aspectos devem ser considerados:
Na parte superior, deve ser utilizado top ou sutiã que seja capaz de conter bem as mamas para que não se movimentem em excesso durante o esforço. Isso vai evitar que a mama fique batendo nos eletrodos posicionados logo abaixo da região inferior do acessório.
Em relação à parte inferior, devem ser evitadas saias muito justas e/ou muito longas que possam conter ou atrapalhar o movimento mais amplo das pernas e o desenvolvimento adequado do esforço por parte da paciente.
Já em relação ao calçado, ele deve ser fechado (cobrir o pé e deixá-lo fixo ao membro) e sem desníveis no solado. No caso das mulheres, podem ser aceitas sapatilhas e eventualmente alguns tipos de sandálias, desde que atendam aos critérios anteriores.
Em épocas frias, atenção ao tempo de exposição do paciente sem a vestimenta superior e mantenha a temperatura do ambiente o mais próximo do normal possível.
Ah, e lembre-se de sempre fazer uma antissepsia e preparo para adesão aos eletrodos bem adequada para garantir a melhora captura do sinal, uma vez que o paciente pode apresentar outras dificuldades relacionadas ao tempo frio, como tremores generalizados.