Se você adora estudar sobre eletrocardiograma, já deve saber que o saudoso Enéas Carneiro – aquele do partido PRONA que se candidatou à presidência da república algumas vezes -, na verdade, é o Dr. Enéas, médico e físico, que além de mestre em cardiologia era também um exímio professor.
⠀
Quem viveu as longas horas de curso de ECG que ele ministrava aos finais de semana, usando apenas o seu português escorreito, muito conhecimento e seus “diapositivos” projetados na parede por meio de um retroprojetor, sabe que eu tô falando de um mito.
⠀
Dizia ele: “Rebento híbrido da Matemática e da Fisiologia, o eletrocardiograma guarda, da primeira, o nível de abstração, a rigidez do método de análise e, da segunda, o caráter multifário de seus quadros, o pleiotropismo de suas manifestações, o caráter extremamente dinâmico de seus achados.”
⠀
Difícil né? Pois é, mas era a referência da época. Não era tão fácil construir segurança necessária para encarar os plantões de pronto-socorro.
⠀
Agora, já imaginou o nosso mestre vivendo nos dias atuais? Como será que ele iria encarar essa nossa realidade? Será que ele ainda estaria ministrando seu curso à moda antiga? Pois é, eu separei aqui três coisas que eu acredito que fariam o Dr. Enéas se surpreender hoje…
⠀
1) Quantidade de cursos superiores de medicina: quem acompanha o crescimento do número de cursos superiores e a quantidade de médicos formados ano a ano sabe do que eu to falando. A curva não para de ter novas inflexões e já se fala a respeito de prova de ordem e curva de desemprego crescente em menos de 10 anos (2028).
⠀
2) Cursos digitais: hoje, quem tem conhecimento e quer vendê-lo em forma de conteúdo não encontra barreiras físicas e nem tecnológicas. Literalmente, qualquer um pode montar um curso e vendê-lo pela internet sem muita dificuldade. Basta ser conhecido e ter algo de valor para passar a diante. Já imaginaram a facilidade de poder ter um curso de ECG do Dr. Enéas via Hotmart? Fantástico!
3) Aplicativos para laudos de ECG via smartphone: esse sem dúvida, iria surpreender… À época, nem se falava de celular, e a transmissão de laudos de ECG começou em 1995, apenas para quem tinha o aparelho de fax (comenta aqui embaixo se você sabe o que é isso, rs!). Hoje, com o ECGNOW, você consegue, ao alcance de suas mãos e com apenas alguns cliques, obter o laudo de especialistas no assunto e receber toda a sua expertise em minutos, de forma que traga resolutividade imediata para o seu caso, ali, à beira do leito.
Agora você pode ser perguntar: ah, mas será que não há mais coisas que surpreenderiam o Enéas e mais pessoas daquela época? De fato, é possível sim…
Mas se você ficou surpreso em saber sobre o aplicativo para laudos de ECG quiser conhecer um pouco mais sobre o ECGNOW e como ele pode te auxiliar na sua jornada de plantões em pronto-socorro, eu te convido para conhecer um pouco mais sobre o nosso app em nosso site.